Saúde do trabalhador no setor de arroz será debatida

By | 09:10 Leave a Comment

Alegrete/RS - O seminário "Saúde do trabalhador nas Arrozeiras" será realizado no dia 19 de maio, em Alegrete. Na oportunidade, será apresentado o relatório da pesquisa "Diagnóstico sobre as Condições de Trabalho nos Engenhos de Arroz do RS - DIGA". A investigação ocorreu nas indústrias de Alegrete, São Gabriel e Dom Pedrito.

O relatório a ser apresentado no evento, indicará, por exemplo, quais as principais doenças dos trabalhadores do setor do arroz no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi elaborada em parceria com Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA Afins), Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete, de São Gabriel e de Dom Pedrito, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O objetivo é debater e sugerir soluções com todos os segmentos envolvidos e preocupados com a saúde do trabalhador, como Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Câmaras Municipais, Prefeituras e Conselhos Municipais de Saúde.

A partir de questionários, foi possível elaborar diagnóstico e construir banco de dados sobre as condições concretas de trabalho e de vida dos trabalhadores. O setor do arroz foi escolhido por apresentar maior número de acidentes com mortes em relação aos outros segmentos da alimentação. Além disso, os funcionários das arrozeiras são os que mais procuram os sindicatos com doenças ocupacionais como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e surdez.

O evento será realizado a partir das 9h, na Sociedade Italiana de Alegrete, localizada na rua Gaspar Martins, 275, Centro. Em 14 de abril, evento semelhante já havia sido realizado em Pelotas, envolvendo ainda Camaquã e Bagé.

A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA Afins), Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete, de São Gabriel e de Dom Pedrito, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: